quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mangá - Parte I











mangá  (漫画), é o nome dado para histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. 
Os mangás têm suas raízes no período Nara (século VIII d.C.), com o aparecimento dos primeiros rolos de pinturas japonesas: os emakimono. O primeiro desses emakimono, o Ingá Kyô, é a cópia de uma obra chinesa e separa nitidamente o texto da pintura.
Katsushika Hokusai é o precursor da estampa de paisagens, nomeando suas célebres caricaturas publicadas de 1814 à 1834 em Nagoya, que cria a palavra mangá — significando "desenhos irresponsáveis". Os mangás não tinham, no entanto, sua forma atual, que surge no início do século XX sob influência de revistas comerciais ocidentais provenientes dos Estados Unidos e Europa.
Sob ocupação americana após a Segunda Guerra Mundial, os mangakas, como os desenhistas são conhecidos, sofrem grande influência das histórias em quadrinhos ocidentais da época, traduzidas e difundidas em grande quantidade na imprensa cotidiana.
É então que um artista influenciado por Walt Disney e Max Fleischer revoluciona esta forma de expressão e dá vida ao mangá moderno: Osamu Tezuka. As características faciais semelhantes às dos desenhos de Disney e Fleischer, onde olhos (sobretudo Betty Boop), boca, sobrancelhas e nariz são desenhados de maneira bastante exagerada para aumentar a expressividade dos personagens tornaram sua produção possível. É ele quem introduz os movimentos nas histórias através de efeitos gráficos, como linhas que dão a impressão de velocidade ou onomatopeias que se integram com a arte, destacando todas as ações que comportassem movimento, mas também, e acima de tudo, pela alternância de planos e de enquadramentos como os usados no cinema. As histórias ficaram mais longas e começaram a ser divididas em capítulos.
Osamu Tezuka
Osamu Tezuka produz através de seu próprio estúdio, o Mushi Production, a primeira série de animação para a televisão japonesa em 1963, a partir de uma de suas obras: Tetsuwan Atom (Astro Boy). Finalmente a passagem do papel para a televisão tornou-se comum e o aspecto comercial do mangá ganhou amplitude, mas Tezuka não se contentou com isso. Sua criatividade o levou a explorar diferentes gêneros — na sua maioria, os mangás tinham como público-alvo as crianças e jovens —, assim como a inventar outros, participando no aparecimento de mangás para adultos nos anos sessenta com os quais ele pôde abordar assuntos mais sérios e criar roteiros mais complexos. Ele também foi mentor de um número importante de mangakas como Fujiko & Fujio (dupla criadora de Doraemon), Akatsuka FujioAkira "Leiji" MatsumotoTatsuo Yoshida (criador de Speed Racer) e Shotaro Ishinomori.
A edição de mangás representa hoje mais de um terço da tiragem e mais de um quarto dos rendimentos do mercado editorial em seu país de origem. Tornaram-se um verdadeiro fenômeno ao alcançar todas as classes sociais e todas as gerações graças ao seu preço baixo e a diversificação de seus temas. De fato, como espelho social, abordam todos os temas imagináveis: a vida escolar, a do trabalhador, os esportes, o amor, a guerra, o medo, séries tiradas da literatura japonesa e chinesa, a economia e as finanças, a história do Japão, a culinária e mesmo manuais de "como fazer", revelando assim suas funções pedagógicas.
Os mangás são comumente classificados de acordo com seu público-alvo: 
Para meninos, são chamados de shounen (garoto jovem, adolescente, em japonês) como One PieceNarutoBleach etc. e tratam normalmente de histórias de ação, amizade e aventura.
Para meninas são chamadas de shoujo (garota jovem em japonês) e têm como característica marcante as sensações e sensibilidade da personagem e do meio, como Nana
Para os jovens, os gêneros seinen para homens e josei para mulheres. Os traços típicos encontrados nas histórias cômicas (olhos grandes, expressões caricatas) não são encontrados nessa última corrente. 
Existem também aqueles "mais apimentados", só para maiores, apelidados hentai
Para o público adulto, existe o gekigá, que é uma corrente mais realista como, por exemplo Lobo Solitário
Existe também os edumangás, que são mangás didáticos voltados para o ensino de diversas matérias.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

COMIC-CON














Originalmente o evento abordava revistas em quadrinhos conhecidos como comics, ficção científica, filmes e televisão, mas com o passar dos anos a conveção se expandiu e começou a incluir alguns elementos da cultura pop como animemangáanimaçãobrinquedosvideo games, séries de televisão e livros de fantasia como Harry Potter e outros.




Na década de sessenta eram comuns nos Estados Unidos as feiras de compra, venda e troca de revistas em quadrinhos usadas. A mais famosa acontecia em Nova York, NY. Em 1970, 300 vendedores decidiram realizar uma convenção sobre o tema, em San Diego, CA. 
O evento Comic Con ficou famoso com o passar dos anos atraindo sempre cada vez mais pessoas chegando a atingir cerca de 140.000 pessoas na edição de 2009 e também muitas celebridades como: Josh Holloway, o Sawyer da série LostMatt Groening o criador dos Simpsons, todo o elenco da série The Big Bang Theory, os atores Robert Downey Jr.Cameron DiazSeth RogenSummer GlauJames FrancoLeonard NimoyMasi OkaZachary LeviYvonne Strahovski da série Chuck (série) , entre outros convidados.