terça-feira, 3 de maio de 2011

A SAGA DOS SUPER-HERÓIS

Opera Graphica lança A Saga dos Super-Heróis Brasileiros

Por Marcelo Naranjo, sobre o Press Release (04/04/05)


A Opera Graphica lançou neste mês de abril o livro A Saga dos Super-Heróis Brasileiros. 

Apesar dos super-heróis serem considerados por muitos como um subproduto literário americano, encontram a admiração de milhões de fãs ao redor do mundo, e em particular, dos brasileiros. 

Desde as primeiras publicações em terra brasilis, os autores sofreram com a resistência dos incrédulos ao tentarem adaptar tal temática à realidade brasileira.

Mesmo assim, muitas obras se destacaram das demais por apresentarem textos bem construídos e inteligentes, ou ainda, pela qualidade da arte. Verdadeiros produtos que, por um determinado período de tempo, geraram receita e cativaram um público leitor e mais, propiciaram aos seus autores a chance de "darem seu recado".
Escrito pelo editor e roteirista Roberto Guedes (o mesmo autor de Quando Surgem os Super-Heróis), o livro narra a trajetória das grandes e pequenas editoras, dos selos independentes e dos fanzines, trazendo depoimentos de vários profissionais do meio e, claro, relata particularidades de uma infinidade de personagens, como Garra Cinzenta, Velta, Judoka, Raio Negro, Capitão 7, Meteoro, entre outros. 


O garra cinzenta, este e um clássico dos quadrinhos nacionais. Muito antes da criação do primeiro super-herói brasileiro, foi criado o primeiro super-vilão digno do título. O Garra Cinzenta contava com todos os elementos necessários para um grande antagonista: mente brilhante, planos malignos mirabolantes e até mesmo uma base secreta cheia de truques. Sua face é sinistra, o rosto de uma caveira. Não fica claro, no entanto, se essa é sua verdadeira face deformada, ou apenas uma máscara. O personagem foi criado por Francisco Armond e Renato Silva, e publicado na Gazetinha no ano de 1937, de forma seriada. Também foi publicado no México, na Bélgica e na França, com grande sucesso.

Velta é a musa das histórias em quadrinhos brasileiras. Amada por seus admiradores e odiada por seus inimigos, vem combatendo o mal desde a década de 1970, quando foi criada pelo quadrinhista paraibano Emir Ribeiro, um cabra que não teve receio de abrasileirar o quanto pode a mitologia dos super-heróis que tanto admirava. Além de um forte apelo erótico, suas histórias foram, desde o princípio, ambientadas no Brasil, com a participação de personalidades nacionais e uma cenografia quase perfeita. Quase, porque o autor continua a aprimorar esse realismo nacional, pesquisando cenários e situações que melhor emoldurem a brasilidade natural da personagem.

Ao longo dos últimos 34 anos, Velta mudou bastante. Deixou de ser uma simples super-heroína decalcada dos modelos estrangeiros para assumir personalidade própria. Publicada primeiro em jornais, depois em revistas e fanzines e, finalmente, em álbuns luxuosos e até em livros, Velta construiu um grande público leitor, ansioso por mais histórias dessa inusitada detetive paraibana.


4 comentários:

  1. Fala pessoal, gostaria da opinião de profissionais no assunto, sobre o herói que estou desenvolvendo. http://oordernado.blogspot.com/

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernando,
    Muito legal saber que está disposto a levar em frente a ideia de criar um super herói e quem sabe logo mais lance um fanzine.
    Podendo, passe aqui na Giornaletto para conversarmos sobre seu projeto, estaremos prontos para ajuda-lo.
    Por enquanto, posso adiantar que é necessário desenvolver um bom roteiro, definir bem o(s) ponto(s) fracos e fortes do herói bem como os de seus inimigos. Pense nos "como, onde e porquês"... Ex: o herói veio de onde? Por que veio? Se na Terra só viveu na floresta, então como sabe dos hábitos humanos?
    Boa sorte e sucesso no seu projeto

    ResponderExcluir
  4. Se você tem uma ilustração (desenho, imagem, foto etc.) na internet, na sua casa mande pra nos com seu endereço e autorização pra publicação de um álbum de figurinhas pra futuras publicações nas bancas de jornal.
    Esta forma de trabalho onde cada um dá um pouco de si para que o objetivo final seja rapidamente alcançado fará com que nós...
    Eu.. Colaborador remunerado, RG-------; CPF-----, residente em -----, domiciliado à ----, Vila ----, ....., Autorizando O profissional Mauricio dos Santos, brasileiro, solteiro, RG 19.104.659; CPF 092.678.008-50, residente em São José dos Campos, domiciliado à Rua Brasilio Cursino, nº 90, Vila São Benedito, São José dos Campos A publicação de meu desenhos” figurinhas Livro ilustrado de Super-heróis Brazucas” com a garantia de a pôs venda do Álbum eu receberei pela colaboração em dinheiro e desenhos e texto.
    MANDEM POR CARTAS RUA: BRASILIO CURSINO, Nº. 90 VILAS SÃO BENEDITO - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP. CEP: 12227-020 O U E-MAIL: capitaobrasil1982@gmail.com E VEJA TODOS OS MEUS SITES EM UM SÓ LUGAR MAURICIO DOS SANTOS http://projetobrasilquadrinhos2000.blogspot.com.br/
    MS&StudioTwo Design E seus livros desenhos gibi comics imagens e fotos histórias em quadrinhos Álbum de super heróis brasileiros Eu quero meu GIBI-COMICS Infanto Juvenil! Então mande 5, 10, 50,00 Reais Cheque nomenal ou boleto BANCO Bradesco nº22 BRASIL AGÊNCIA: 1070_7. São José dos Campos/SP. CONTA: 1014164_8 _ CLIENTE: MAURICIO DOS SANTOS. E uma copia pra Rua: Brasilio Cursino, nº. 90, Vila São Benedito - São José dos Campos – SP CEP: 12227-020 BRAZIL ou BRASIL- 55 Contato: 55+12+988012483.

    ResponderExcluir