terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

OBA, É CARNAVAL!




COMO SURGIU O CARNAVAL
Se alguma escola de samba fosse apresentar um enredo contando a história do Carnaval, certamente alguns expectadores na avenida ficariam surpresos com o fato de referências ao Brasil aparecerem somente do meio para o fim do desfile. Isso ocorreria porque, de fato, o país entrou na história da festa popular apenas a partir do descobrimento pelos portugueses, no ano 1.500, quando essa manifestação cultural já contava mais de mil anos de trajetória.


O Carnaval teria surgido ainda antes de Cristo, segundo a diretora de documentação da Fundação Joaquim Nabuco, Rita de Cássia Araújo. Ela revela que existem pelo menos duas correntes entre os pesquisadores para explicar a criação da festa. A primeira afirma que o Carnaval tem como origem as festas populares que ocorriam na era pré-cristã no Hemisfério Norte, principalmente no Egito, em Roma e na Grécia, para celebrar o fim do inverno e a chegada da época do plantio de lavouras. Não havia referências religiosas, mas já havia as brincadeiras e as máscaras.
De celebração agrária a festa ganhou contornos religiosos quando o cristianismo atribuiu significado à festa, que passou a ser vinculada à Páscoa - a Terça-Feira Gorda é 47 dias antes Domingo Páscoa. A festa, então, ganhou o sentido de tempo de diversão e exagero de comida e bebida que antecede a entrada num período de reflexão e jejum dos cristãos antes da Páscoa, quando os fiéis teriam de se recolher e rever sua vida.
Ainda segundo Rita, a segunda corrente de pesquisadores diverge da idéia de festa surgida há tanto tempo, sustentando que o Carnaval tem múltiplas origens, com diferentes significados e contextos que levara ao seu nascimento em cada região.
No Brasil, o Carnaval chegou com os portugueses com o nome de intrudo, baseado principalmente em brincadeiras em que pessoas sujavam umas as outras como o mela-mela. "Havia uma distinção social nessa festa. As famílias brancas brincavam nas casas e os escravos brincavam nas ruas", diz Rita.
Com a declaração da independência do Brasil, em 1822, o intrudo, de raiz colonial, passou a ser visto como algo negativo e atrasado. Por isso, a partir da iniciativa de intelectuais, artistas e imprensa, há um rompimento com a tradição colonial na segunda metade do século XIX e a adoção no país de modelos de festa trazidos da Itália e da França, já com o nome de Carnaval (que teria o sentido de "adeus à carne"). "Aí que entraram os bailes e os desfiles nas ruas com alegorias", destaca Rita.



TRIO ELÉTRICO


Trio elétrico é como os brasileiros chamam o caminhão adaptado com aparelhos de som
para a apresentação de música ao vivo, em que são executados sambas frevos e outros ritmos. É considerado um dos maiores fenômenos de massa do Brasil.
Teve sua origem em Salvador, na Bahia, no ano de 1951 e cresceu de tal modo, que tornou-se um dos maiores atrativos do Carnaval da Bahia e outras festas do país.

ESCOLAS DE SAMBA

A aparição das escolas de samba está ligada à própria história do carnaval carioca em si, bem como da criação do samba moderno. 
1928 - Os sambistas do Estácio, com a fundação da Deixa Falar, organizaram as bases das atuais escolas de samba, na sua idéia de criar um bloco carnavalesco diferente, que pudesse dançar e evoluir ao som do samba.
1929 - primeiro concurso de sambas.
1932 - primeiro Desfile de Escolas de Samba.
1984 -  Foi criado o Sambódromo do Rio de Janeiro, um espaço definitivo para a apresentação das escolas de samba. Hoje, muitas outras cidades espalhadas pelo país também possuem os seus Sambódromos.
DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA
QUESITOS PRINCIPAIS
Comissão de Frente: É linha de frente da escola, primeiro grupo de integrantes a desfilar, sendo isto uma condição obrigatória. Consiste em cerca de dez a quinze pessoas que realizam uma coreografia, introduzindo o enredo.
Alegorias e Adereços:  Trata-se de carros com eixo de ferro, repleto de esculturas feitas com os mais diversos materiais, decorados de forma a representar os elementos do enredo. Diversas pessoas costumam desfilar em cima dos carros alegóricos, sendo aqueles que ocupam os lugares mais altos chamados de destaquesO primeiro carro alegórico do desfile é chamado de carro abre-alas.
Evolução, Harmonia e Conjunto: Evolução é um quesito onde é julgada a velocidade e a forma como os componentes da escola de samba desfilam: se estão dançando animados, girando, se movimentando, e se passam de modo compacto, próximos uns aos outros, de modo que quem estiver olhando de cima tenha a impressão de que a escola seja um corpo único, uma fila contínua. Não se exige que os componentes sambem, mas estes devem se movimentar. É na realidade uma vista geral de toda a escola, de forma uniforme, onde um grupo de jurados avalia por alto toda a interação entre os vários quesitos.
Enredo: O enredo costuma ser escolhido no início do ano, logo após o carnaval, sendo válido para o carnaval do ano seguinte. Nesse meio tempo, a partir do tema principal, os carnavalescos devem escrever toda uma sinopse, que guiará a fabricação das fantasias, alegorias e a composição do samba-enredo. Nesse quesito, os avaliadores devem julgar se a escola explicou bem o seu enredo durante o desfile, a partir desses outros quesitos.
Samba-enredo: O samba, além de contar bem o enredo, devem ter boa melodia e uma letra de características interessantes, musicalmente rico, e sem vícios de linguagem ou erros de concordância. O samba de cada escola é escolhido após uma disputa interna na escola, onde sambistas ou grupos criam seus sambas, baseados no enredo anteriormente definido.
Mestre-sala e porta-bandeira: São um casal que executa um determinado bailado especial e deve apresentar com graciosidade o pavihão da escola. Suas fantasias assemelham-se a trajes de gala típicos do século XVIII, porém "carnavalizados", ou seja, com uma quantidade exagerada de cores e enfeites.
Bateria: É uma espécie de orquestra com instrumentos de percussão, que devem acompanhar o canto e conduzir o ritmo do desfile. Quanto mais rápido e em ritmo mais forte a bateria toca, mais rápido os integrantes costumam desfilar, havendo portanto uma associação vital entre este quesito e o quesito evolução. Costumam fazer parte de uma bateria de escola de samba os seguintes instrumentos: surdo de primeira, segunda e terceira, caixa de guerra, repique, chocalho, tamborim, cuíca, reco-reco, agogô, pandeiro e prato.
CONFIRA!
Uma Dica para quem gosta de moda e festa!









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O Curso de Design de Moda da Universidade Veiga de Almeida fechou, pela terceira vez, parceria com a empresa Nova Rio. Este ano, os alunos da disciplina Processo Criativo vão desenvolver figurinos com materiais recicláveis para a campanha de Carnaval 2012."

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