sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Maurício de Sousa -Tacada de Mestre



Já publiquei essa matéria em nosso antigo blog em 2009, mas é cheia de orgulho desse tão querido brasileiro que só nos trás alegria que a repasso com muito carinho para vocês. 
Divirtam-se!!!
------------------------------------------------------------------
Há dois homens por trás de Mauricio de Sousa. Um é quem organiza a vida do criador da Mônica, personagem infantil brasileira mais famosa de todos os tempos. Um homem pragmático que planejou desde novo como alcançar o sucesso e que vê na atividade artística um ganha-pão como os outros, afinal, “desde antes de fazer HQ, já pagava o aluguel de casa com os desenhos que fazia para as professoras do colégio”. O outro Maurício também é prático. Acabou se tornando tão famoso quanto sua criação, mas continua sendo um empreendedor atento, com gosto pelo risco. Prova disso foi seu último triunfo. Aos 73 anos, ele reinventou sua principal personagem, com a revista ‘Mônica Jovem’. O que poderia ter sido uma estratégia perigosa virou tacada de mestre. A nova publicação vende cerca de 400 mil exemplares, contra os 200 mil que costumava vender o gibi da Mônica ainda criança.
‘Mônica Jovem’ já chegou a vender 405 mil exemplares – batendo o maior número de revistas de HQ vendidas nos EUA no século 21 (a revista do Homem Aranha com o Obama na capa que vendeu 350 mil). 
Hoje, o desenhista está prestes a lançar três novos personagens na revista de série (um inspirado em sua neta Maria Teresa, outro, no filho Marcelinho e um terceiro portador da síndrome de down), ele se diz animado com as novas tecnologias e dá, pelo menos, uma receita de sucesso: “Tudo na vida tem que ser levado com bom humor. Se não, não vale a pena”.
Turma da Mônica Criança
MÔNICA
Mônica é o personagem mais conhecido de Mauricio de Sousa. Representa uma menina forte, decidida, que não leva desaforo pra casa mas ao mesmo tempo, tem momentos de feminilidade e poesia.
Mora com os pais, tem um cãozinho chamado Monicão e vive pra baixo e pra cima agarrada a um coelho de pelúcia. E este coelho, que ela trata com todo o carinho, também serve de “arma” contra os meninos. Principalmente o Cebolinha e o Cascão, que não param de “aprontar” com ela. Dai levam cada coelhada que vou te contar.
Foi criada em 1963, baseada na filhinha do Mauricio, com o mesmo nome. No início, saía nas tiras do Cebolinha, nos jornais.
Depois começou a “roubar a cena” e ganhou sua revista própria em 1970. Desde essa época, é uma das revistas que mais se vendem no país.
Hoje, além dos quadrinhos – onde aparece na história como líder imbatível e dona absoluta da rua – Mônica é estrela de cinema, teatro, tem vários produtos que levam seu nome, faz campanhas educativas e comerciais de tevê. Estrela mais versátil, impossível.  
CEBOLINHA – UM GALOTO DIFELENTE
Cebola, um garoto de cabelos espetados que, quando falava, trocava o “R” pelo “L”, existiu mesmo, fazia parte de uma turma de garotos, lá de Mogi das Cruzes, e acabou emprestando suas características para o Cebolinha, personagem criado em 1960 por Mauricio de Sousa.
Ele já foi mais gordinho, mais crescidinho e até mais cabeludo, mas sempre com o mesmo jeito “englaçado” de falar. Parceiro de aventuras – ou seria melhor dizer “vítima”? – da Mônica, a quem vive tentando derrotar com seus “planos infalíveis”, Cebolinha teve a sua revista lançada em 1973 e nas horas vagas também é astro de tevê, cinema e teatro
CASCÃO – PINTOU SUJEIRA
Cascão nasceu em 1961, baseado nas recordações de infância do próprio Mauricio.
Ele conta que, no início, teve receio da reação do público para com este personagem com uma certa “mania de sujeira”. A aceitação, entretanto, foi imediata e a popularidade cresceu tanto que desde agosto de 1982, Cascão tem sua própria revista.
MAGALI
Magali é outro personagem baseado em pessoa real.
A Magali real é filha do Mauricio (como a Mônica e a Maria Cebolinha) e a Magali personagem é uma das criações mais simpáticas e conhecidas da turma.
A de verdade comia uma melancia inteira em criança. Daí o personagem seguir seus hábitos.
Mas apesar desse apetite todo, Magali continua elegante e feminina.
É a única que não vive brigando com a Mônica.
Tem um gato, o Mingau, e vive com os pais.

Turma da Mônica Jovem
MÔNICA
Mônica não é mais aquela menininha de vestidinho vermelho que corria atrás dos garotos com coelhinho. Na verdade, seu guarda-roupa mudou muito, ainda que continue uma predileção pelo vermelho.  Ainda é um pouco dentucinha, mas deixou de ser baixinha e gorducha faz muito tempo. Uma coisa não mudou desde que era pequena: é a sua amizade com a turma e seu gênio forte… Aliás, vai ver é por isso que ainda é líder dessa galera!
CEBOLINHA
Agora a turma o chama (a pedidos) de Cebola, e não tem mais cinco fios de cabelo. Agora tem uma vasta cabeleira mas que mantém o formato original de antigamente. Deve ser algo genético. Hoje em dia não troca mais os “erres” pelos “eles” desde que se tratou com uma fonoaudióloga, mas quando  está nervoso acaba dando pequenos “escolegões”. Conquistar a rua? Não…é pouco…Cebola agora quer conquistar o mundo com suas idéias de uma geração pronta para o futuro.
CASCÃO
Cascão embora continue não gostando da idéia, agora toma banho de vez em quando. Também não dá pra praticar tantos esportes radicais como skate, Montain Bike e ficar sem suar…imagina sem banho ?! A turma foi fazendo sua cabeça e com o tempo ele adotou esse costume bizarro que toda a humanidade tem chamado de banho. Continua um garoto inteligente, criativo e muito bagunceiro. Sua mãe que o diga, pois não consegue deixar seu quarto em ordem.
MAGALI
Magali continua magrinha como sempre foi, porém essa fase de crescimento só aumentou seu apetite. No entanto ela cuida mais do seu corpo e se preocupa mais com a qualidade de sua alimentação, praticando esportes aeróbicos, queimando calorias e se alimentando á base de uma dieta saudável. Magali continua aquela menina meiga e carinhosa, e é claro, apaixonada por gatos.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Férias 2010/2011

Crianças, jovens e adultos poderão fazer o nosso curso de desenho tranquilamente durante as férias, e quem sabe, até aproveitar para fazer um intensivão.
A escola só fechará do dia 24/12/2010 ao dia 03/01/2011.
Nosso horário de atendimento é das 9:00hs às 19:00hs de Segunda à Sexta-Feira e das 9:00hs às 13:00hs aos Sábados.
Temos turmas de manhã, tarde e noite e a duração de cada aula é de 90 minutos.
Venha nos visitar, conhecer nossas instalações e bater um papo descontraído com nosso professor.

Giornaletto
2427-1790
2427-1791