quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Ilustrações representam um novo mundo.

Li este texto no site da agência de publicidade Inédita Propaganda, e gostaria de compartilhar com vocês.
Grande abraço.
Escola Giornaletto.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ilustração Inédita 1Para muitos, olhar uma ilustração pode significar apenas mais um desenho. Porém, para outros, pode haver nela um significado, representar aprendizagem, evolução, viajar por mundos imaginários, vender um produto…
Ilustração Inédita 2Para a Inédita, é tudo isso e mais um pouco, a fim de gerar reações que são indispensáveis no universo da propaganda.
Ilustração Inédita 3Toda ilustração é capaz de agregar valores e, de forma lúdica, trabalhar o imaginário de quem observa. Em muitas campanhas, não basta usar como método ilustrativo apenas uma fotografia e ficar, em alguns casos, limitado. É preciso ir além.
Ilustração Inédita 4E a ilustração faz isso. Quem ilustra pega a ideia e dá vida ao que se cria. Afinal, para nós, criar, inovar e modificar não são apenas verbos. Seja de canetinha, lápis, giz de cera ou com os computadores mais modernos… Não importa. A publicidade tem o talento nas mãos.
Ilustração Inédita 5
Talento para transformar tudo em um verdadeiro liquidificador de ideias, como nas ilustrações acima, e fazer você olhar e refletir, como agora, ao ver essas imagens. E, você? Como vê?

Texto: Inédita Propaganda

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

RONALDO CUNHA DIAS - O cartunista brasileiro que coleciona prêmios.


Ronaldo Cunha Dias,  (Vacaria20 de julho de 1951) é um cartunista brasileiro. Além de cartunista, é médico cirurgião.

A dualidade de Ronaldo, entre a Medicina e o Cartunismo, mostra que a sensibilidade responsável do médico,frente aos desafios do seu dia-a-dia, não interfere com a visão humorísticas do seu cotidiano.

O traço maravilhosamente limpo, criando composições elegantes, muitas vezes dramáticas e irônicas, fizeram de Ronaldo um dos cartunistas brasileiros mais premiados no exterior.
São desenhos diversificados, situações singulares, outros com temas bem conhecidos, porém que a imaginação ímpar deste cartunista, proporciona enfoques inesperados que os tornam, ao mesmo tempo novos e memoráveis.

Já ganhou inúmeros prêmios no país e no exterior, e hoje é um dos cartunistas brasileiros mais premiados em salões de humor. Com várias mostras coletivas e individuais, é autor de três livros: O homem que ri, Posso rir agora, doutor? e Sorria... você está em extinção. Participou de várias coletâneas, com outros autores.
A atuação como desenhista começou em 1985, quando ganhou o primeiro prêmio Revista Playboy Procura Novos Humoristas. Desde 1995 é chargista do jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, e colaborador do jornal Zero Hora. Publicou seus desenhos nos Estados Unidos da América, através do Cartoonist & Writers Syndicate, e na Europa, pelo Joker Feature Service. Foi convidado a participar da publicação dos oitenta anos do jornal Le canard encahainé, na França.
Ronaldo é um dos cartunistas brasileiros mais premiados, dentro e fora do país. Foram mais de 60 premiações, além de já ter participado como jurado do 35º Festival Internacional de Cartum de Knokee-Heist, na Bélgica.
No Brasil, ganhou os primeiros lugares em salões de humor de vários estados, sendo a última conquista alcançada na 4ª Mostra Maranhense de Humor.
Alguns dos países pelos quais os desenhos de Ronaldo passaram foi JapãoEspanha, Bélgica, IndonésiaTurquia, Iugoslávia, França, Coréia do Sul,  CroáciaPortugal e Alemanha, conquistando reconhecimento internacional.