quarta-feira, 22 de junho de 2011

Curiosidades sobre a Moda do Século XIX

- No século XIX a cor da roupa que dava status ao homem era a preta.

- No século XIX, houve movimentos feministas e as mulheres começaram a usar faixas e/ou turbantes, para que a sociedade enxergasse as mulheres como pessoas que eram inconstante no amor.

- A França foi o primeiro país a inventar e usar o colégio para as adolescentes, que era denominado de liceus. Esse tipo de colégio exclusivo para as mulheres foi criado em 1880.

- Uma curiosidade interessante é que no século XIX, a mulher que quisesse vestir calças era obrigada a pedir uma autorização para a polícia. Algumas famosas como a escritora George Sand e a pintora Rosa Bonheur tinham que registrar o pedido na polícia francesa.

- A alta-costura começou em Paris na metade do século XIX, quando modelos originais eram feitos por alfaiates e costureiras, que começaram a encomendar tecidos das casas de alta-costura chamada de couture.

- Charles Frederic Worth foi o primeiro costureiro a criar em Paris uma Maison de couture que era a casa de alta costura. Charles Frederic também foi o primeiro a ter a idéia de apresentar seus modelos em desfiles e cobrar preços altos para quem tivesse vontade de comprar a griffe (marca).