terça-feira, 29 de novembro de 2011

Os testes de desenho são os mais comuns em habilidades específicas.


As provas de habilidades específicas, cobradas nos vestibulares para alguns cursos, nada mais são que testes que examinam a capacidade do candidato em utilizar ferramentas usuais da graduação.
Os cursos mais comuns a pedir este tipo de exame são Arquitetura e Urbanismo, Música, Canto, Teatro, Design Gráfico, de Interiores e de Moda. Isto porque para se formar nessas graduações é preciso ter certo talento e o mínimo de noção de desenho, canto, atuação musical e teatral.

Normalmente, as provas de habilidades específicas dos cursos de Arquitetura e Design cobram noções de História da Arte e um desenho de profundidade – geralmente pede-se para reproduzir algum objeto que esteja em sala. Isto não deveria ser um problema, já que quem procura por estas formações acadêmicas já têm algum domínio sobre as técnicas de desenho e pintura. Para quem não tem, é melhor correr atrás: os alunos desses cursos são talentosos e é possível corrigir algumas falhas ou aperfeiçoar esta técnica em escolas de desenho e pintura.

O mesmo vale para os cursos de Música (Musicoterapia, Bacharelado e Licenciatura em Canto etc). Na faculdade, você não aprenderá a cantar, mas sim, desenvolverá a técnica e, portanto, é preciso entrar já sabendo o básico. Mais uma vez é aconselhável a procura por instituições e professores autorizados a darem aulas de canto. As provas são feitas em companhia de um músico, geralmente ao piano, que regerá algumas notas em que é preciso seguir para demonstrar seus dons em ritmo e acompanhamento. E a seguir o candidato canta uma música que preparou para apresentar.

As provas de habilidades específicas em Música, mas para instrumentos, têm o mesmo princípio: mostrar que o candidato tem capacidade de manipular o instrumento e ler suas partituras. A prova é bem parecida com a de canto: o candidato toca uma música que preparou e, em seguida, deve executar uma partitura sem que tenha conhecimento prévio. Algumas universidades exigem que o candidato também responda a algumas questões sobre a história da música.

Os testes para o curso de Teatro exigem atuações bem específicas. Cada universidade tem um programa diferente, mas, em geral, pede-se uma atuação dramática – que pode ser a interpretação de um poema – individual e uma apresentação em grupo organizada em poucos minutos sobre o tema entregue na hora da prova.

As provas de habilidades específicas ocorrem antes das provas do vestibular comum a todos os cursos, pois, caso o candidato não seja aprovado neste teste, terá a oportunidade de concorrer a outro curso. De qualquer forma, é preciso ficar atento, pois cada universidade tem o seu cronograma e seus programas de conteúdo. O ideal é consultar no site da universidade, as provas de habilidade que já foram aplicadas e verificar se você está apto a conseguir uma vaga em um desses cursos.




http://www.alunosonline.com.br/vestibular/habilidadeespecifica.html