segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

RONALDO CUNHA DIAS - O cartunista brasileiro que coleciona prêmios.


Ronaldo Cunha Dias,  (Vacaria20 de julho de 1951) é um cartunista brasileiro. Além de cartunista, é médico cirurgião.

A dualidade de Ronaldo, entre a Medicina e o Cartunismo, mostra que a sensibilidade responsável do médico,frente aos desafios do seu dia-a-dia, não interfere com a visão humorísticas do seu cotidiano.

O traço maravilhosamente limpo, criando composições elegantes, muitas vezes dramáticas e irônicas, fizeram de Ronaldo um dos cartunistas brasileiros mais premiados no exterior.
São desenhos diversificados, situações singulares, outros com temas bem conhecidos, porém que a imaginação ímpar deste cartunista, proporciona enfoques inesperados que os tornam, ao mesmo tempo novos e memoráveis.

Já ganhou inúmeros prêmios no país e no exterior, e hoje é um dos cartunistas brasileiros mais premiados em salões de humor. Com várias mostras coletivas e individuais, é autor de três livros: O homem que ri, Posso rir agora, doutor? e Sorria... você está em extinção. Participou de várias coletâneas, com outros autores.
A atuação como desenhista começou em 1985, quando ganhou o primeiro prêmio Revista Playboy Procura Novos Humoristas. Desde 1995 é chargista do jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, e colaborador do jornal Zero Hora. Publicou seus desenhos nos Estados Unidos da América, através do Cartoonist & Writers Syndicate, e na Europa, pelo Joker Feature Service. Foi convidado a participar da publicação dos oitenta anos do jornal Le canard encahainé, na França.
Ronaldo é um dos cartunistas brasileiros mais premiados, dentro e fora do país. Foram mais de 60 premiações, além de já ter participado como jurado do 35º Festival Internacional de Cartum de Knokee-Heist, na Bélgica.
No Brasil, ganhou os primeiros lugares em salões de humor de vários estados, sendo a última conquista alcançada na 4ª Mostra Maranhense de Humor.
Alguns dos países pelos quais os desenhos de Ronaldo passaram foi JapãoEspanha, Bélgica, IndonésiaTurquia, Iugoslávia, França, Coréia do Sul,  CroáciaPortugal e Alemanha, conquistando reconhecimento internacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário