terça-feira, 17 de maio de 2011

AS CORES


É importante para o designer gráfico, ilustrador, diagramador ou qualquer profissional que lide com a comunicação visual ter bastante conhecimento do uso das cores para se sentir seguro na sua utilização.

Cada cor tem uma associação. Mas é importante lembrar que isto varia de cultura para cultura e também com a relação de experiência que cada pessoa têm com cada cor.
Branco, por exemplo: Desejo de perfeição, de conhecimento integral, moral, pureza, integridade, castidade. Em decoração produz contraste, dá maior luminosidade aos ambientes. 


Preto: Mistério, desejos secretos, protesto, sombra, obscuridade, conflitos, mudanças de estado. Em decoração ambiental ocasiona contrastes e realça cores quentes. Propicia elegância em quantidade equilibrada. 


Cinza: Estado de alma duvidoso e neutro, medo, desânimo, negação da realidade, repressão das necessidades afetivas, convenções, formalidade, boa organização, persistência, precaução, compromisso, busca de equilíbrio, dedicação ao trabalho. Em decoração deve ser usado como detalhe para realçar outras cores. Em roupas demonstra a necessidade de formalidade, impessoalidade e formalismo. 


Marrom: Necessidade de conforto, de segurança, de concentração e aquisição de conhecimento, trabalho cotidiano monótono, realismo, materialismo e desejo de dominar. 


Vermelho: Extroversão, impulsividade, vigorosidade, vitalidade, natureza ativa, paixão, excitação, vontade, coragem, heroísmo, agressividade, gosto pelo perigo e pelo poder, ambição e materialismo. Em cromoterapia é indicado contra depressão, estimula os nervos e a circulação sanguínea. 


Laranja: Excitação, alegria, divertimento, gosto pela vida social intensa, saúde, materialismo, vida mundana, egoísmo, orgulho, obstinação, vitalidade física, atividade intelectual, ambição, pensamento, ação, entusiasmo, juventude. Em cromoterapia é indicado para fortalecer o sistema respiratório, o aparelho digestivo e o tônus sexual. Em roupas, melhora o astral.
Amarelo: Intelectualidade , criatividade, uso da mente, sabedoria, expansividade, alegria, felicidade e auto-satisfação. Em decoração possui ótima influência psicológica, propiciando luminosidade, relaxamento e alegria nos ambientes. Em cromoterapia é indicado para o sistema nervoso. Em roupas é indicado para estimular o cérebro e ativar a memoria. 


Azul: Sociabilidade, confiabilidade, integridade, bondade, constância, calma, compaixão, serenidade, sobriedade, idealismo, dignidade, honestidade, afetividade, sentimentalismo, cautela. Em decoração propicia paz, relaxamento, descanso, repouso e harmonia. Em cromoterapia é indicado para acalmar o sistema nervoso. Favorece a meditação. 


Verde: Espírito comunitário, franqueza, discrição, modéstia, paciência, adaptabilidade, versatilidade, equilíbrio, diplomacia, simpatia, frieza, desinteresse. Em decoração propicia relaxamento e reduz a tensão. Em cromoterapia contribui contra perturbações emocionais. 


Rosa: Timidez, doçura, romance, gentileza, bondade. Representa a necessidade de afeto e de segurança. Indica período de regeneração


Violeta: Busca de valores espirituais, mente livre de preconceitos, espiritualidade, saudade, dignidade, suntuosidade. Em cromoterapia acalma o coração e fortalece defesas. Diminui angústias e medos.


Verde azulado: Cor do ego. Reflete sofisticação, narcisismo, meticulosidade, necessidade de auto-afirmação, de equilíbrio e de afeição. Materialismo. 

Não existe uma norma para determinar a utilização da cor, porém os conceitos sensitivos transmitidos em relação a alegria, tristeza, seriedade, agitação, movimento etc. produzem uma reação que deve ser perseguida quando elaboramos um projeto qualquer. 


Cores quentes: vermelho, amarelo e laranja. Estimulam, agitam e aumentam a circulação sangüínea.
Cores frias: verde, azul e violeta. Acalmam, esfriam e tranquilizam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário