terça-feira, 31 de maio de 2011

O DESENHO DE MODA

O desenho surge primeiro, em forma de esboços e propostas, também chamados de "croquis". Erros e acertos são inevitáveis, e nesse acertar e errar, uma infinidade de folhas de papel são usadas. Além disso, quando tal idéia surge, é necessário logo pensar nos adereços a serem usados, tais como, enfeites, bordados, cortes e modelos diferentes.

Para se dar início a este longo processo, podemos e devemos nos basear em revistas de moda, tais como Estilo, Elle, Vogue, Manequim, Moda Cláudia e Noivas entre outras. Tais revistas, são o maior exemplo de como o desenho é usado antes do processo de criação que uma roupa deve passar, e logo esta transformar-se me moda.

Inúmeras propostas e desenhos devem ser elaborados. Desenhar uma roupa, é diferente de se desenhar um objeto ou uma paisagem. Nada pode ser muito imaginário, nem tudo pode ser surreal e extravagante, pois quando o desenho sair do papel para o tecido, erros poderão ser detectados e com isso a roupa por final não terá um conceito e uma proposta.

Aprender a distinguir corretamente as formas, proporções, cores, textura, movimento, expressões e simplicidade das linhas conduzindo a um estudo profundo da anatomia humana, todos esses processos, deveríamos fazer. Desenvolver a técnica do traçado da anatomia, despertar a sensibilidade de expressar e buscar sempre um bom visual (estética do trabalho).

Com isso, fortalecemos a flexibilidade nos traços do desenho de moda. Desenvolvemos as técnicas que ajudam a expressão de um estilo. Desenvolvemos a capacidade de descriminar os estímulos visuais a fim de se obter nitidez e expressão na forma e no caimento dos tecidos. Reproduzimos a percepção de transparência com os materiais citados, transmitindo, soluções visuais leves, elegantes e sutis. Desenvolvemos a simplicidade das linhas criamos uma manifestação visual havendo compreensão imediata em harmonia e equilíbrio, aprendendo sempre com o movimento da anatomia humana.


Base do Croqui e suas divisões.
O croqui de moda tem como regra de altura 10 x à cabeça, já figura humana normal usa 8 x a medida da cabeça. 









Fonte: O DESENHO COMO ELEMENTO GRÁFICO NA CRIAÇÃO DA ROUPA - GIOVANI SIQUEIRA MONTEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário