sábado, 11 de fevereiro de 2012

EXPOSIÇÕES QUE PROMETEM!!


Programas culturais imperdíveis! 

Portinari, no Memorial da América Latina - Entrada Franca

“Guerra” e “Paz”, as últimas e maiores obras de Cândido Portinari, serão exibidas em São Paulo no dia 6 de fevereiro no Memorial da América Latina até 21 de abril. Além das telas, serão exibidos de forma inédita cerca de cem estudos preparatórios da obra.
Índia, no CCBB - Entrada Franca
Grande sucesso de público no Rio de Janeiro, ultrapassando a marca de meio milhão de visitantes!
Com inauguração marcada para o dia 14 de fevereiro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Serão mais de 300 peças divididas em quatro blocos: A religiosidade indiana, a vida de sua população, a formação da Índia moderna, e obras de arte contemporânea.

Giacometti, na Pinacoteca

A exposição passará por São Paulo, na Pinacoteca, entre 26 de março e 17 de junho.
O artista modernista Alberto Giacometti receberá a primeira exposição retrospectiva no Brasil. A mostra deve contar com cerca de 70 esculturas, de vinte a trinta pinturas, 60 a 80 obras sobre papel e trinta fotografias provenientes da Fondation Giacometti e outras coleções.
Antony Gormley, no CCBB
Entre maio e julho o artista britânico terá suas principais obras e instalações exibidas no CCBB. Entre elas estão “Breathing Room”, com tubos de alumínio e fragmentos foto-luminescentes; “Mother's Pride”, com uma série de trabalhos feitos com pão e cera; e “Event Horizon”, com figuras de ferro e fibra de vidro; além de desenhos e gravuras.
Caravaggio, no Masp
Após três anos de negociações, o Masp receberá em 2012 a maior mostra sobre Caravaggio já feita na América Latina. Serão expostas sete obras, entre elas “Narciso”, “Medusa”, “San Giovanni Battista” e “San Francesco in Meditazione”. A mostra contará ainda com obras de seus seguidores, os caravaggistas, que se inspiraram no contraste claro-escuro e no realismo que marcam a obra do artista. Entre eles estão Antiveduto Gramatica, Bartolomeo Cavarozzi, Bartolomeo Manfredi e Carlo Saraceni.
A exposição está prevista para acontecer entre 12 de junho e 12 de agosto, como parte do Momento Itália-Brasil (2011-2012).
Giorgio de Chirico, no Masp
Em mais uma comemoração do Momento Itália-Brasil, o Masp receberá a exposição “De Chirico: o Sentimento da Arquitetura - Obras da Fondazione Giorgio e Isa de Chirico”, entre 19 de junho e 20 de setembro.
A mostra reunirá 45 pinturas e onze esculturas produzidas entre os anos 60 e 70, além de 66 litografias de 1930, apresentadas juntas pela primeira vez. As obras exibidas fazem parte do período neometafísico do artista, no qual ele utiliza as cores e interiores metafísicos para representar a complexidade do homem moderno.
Homenagem a Lina Bo Bardi, na Casa de Vidro
A arquiteta da Casa de Vidro recebe homenagem em mostra marcada para o segundo semestre de 2012. Já há 15 nomes confirmados, entre eles o holandês Rem Koolhaas, o brasileiro Cildo Meireles, o argentino Adrian Villar Rojas, o estadunidense Arto Lindsay, o francês Dominique Gonzalez-Foerster e o inglês Norman Foster.
O objetivo da exposição é evocar a presença de Lina, que morou na casa com seu marido, Pietro Maria Bardi, curador e diretor do Masp.
II Bienal de Graffiti no Mube
Entre setembro e outubro de 2012, o Mube receberá a II Bienal de Graffiti, que reúnirá artistas nacionais e internacionais. A história do graffiti no Brasil e no mundo será apresentada ao público, ressaltando as influências de diferentes movimentos artísticos do século XX, as diferentes tendências da arte urbana e sua importância atual enquanto manifestação cultural e artística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário