quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A PRIMEIRA REVISTA EM QUADRINHOS DO MUNDO


No dia 17 de maio de 1890, foi publicada em Londres pela primeira vez uma revista semanal com histórias desenhadas. Era a “Comic Cuts”, que logo atingiu uma tiragem de 300 mil exemplares, da editora de Alfred Harmsworth.


Algumas fontes consideram o 17 de maio de 1890 como a data de nascimento das histórias em quadrinhos. Foi nesta data que Alfred Harmsworth, mais tarde Lord Northcliffe, um magnata da imprensa de então, lançou em Londres a Comic Cuts, primeira revista com histórias desenhadas. Ela continha mais textos do que desenhos e seu conteúdo era satírico-humorístico. Apenas um mês mais tarde, a publicação já tinha atingido uma tiragem de 300 mil exemplares, muito mais do que os grandes jornais de então conseguiam.
Outras fontes apontam o norte-americano Richard Outcalt como o verdadeiro criador do gênero. Ele sintetizou o que tinha sido feito até então e introduziu em suas histórias do Yellow Kid, publicadas a partir de 1897 regularmente no suplemento dominical colorido do New York Journal, um elemento novo: o balão.
Há, no entanto, no Brasil um precursor que não deve ser deixado de lado numa crônica das HQ: o ítalo-brasileiro Angelo Agostini, que criou, já em 1869, para o jornal Vida FluminenseAs Aventuras de Nhô Quim.

4 comentários:

  1. Nossa!Eu não sabiade tudo isto!Me ajudou em um trabalho chamado "Qual foi a 1ª HQ?".Apesar de eu ter tido uma dúvida:A 1ª HQ foi criada em 1890 ou em 1869?Só sei que me ajudou muito,por isso agradeço!!!!!!!!OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este texto está errado, a primeira história em quadrinhos foi de 1869 "AS AVENTURAS DE NHÔ QUIM".

    ResponderExcluir
  3. a primeira h foi no dia 17 de maio de 1890 pramin e isso sou o ricardo 6 serie valeu





    ResponderExcluir
  4. belezaaaaaaaa brooo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir